Proposta

Proposta pedagógicaPartimos do princípio de que as relações entre as pessoas fazem com que o homem transforme e seja transformado. É a partir das trocas que estabelece com os outros e com o meio que a criança vai desenvolver o pensamento e a linguagem e, conseqüentemente, a imaginação, o uso da memória e o planejamento das ações.

Nossa proposta pedagógica é fazer do Centro Educacional Arcângelo um ambiente favorável para que ocorram essas trocas. Para isso, nosso trabalho fundamenta-se nas atividades em grupo, que facilitam a interação, a socialização, o uso da linguagem e colocam o professor como mediador entre a criança e o conhecimento.

 

 
O jogo

É no grupo também que são realizados os jogos, que permitem à criança organizar suas experiências e exprimir seus sentimentos e conhecimentos. Seja de rua, de mesa, simbólico, coletivo ou individual, o jogo garante situações de interação e socialização e permite trabalhar diversos conhecimentos necessários ao desenvolvimento infantil.


O professor

O professor coloca o aluno em contato com a realidade. Como mediador entre a criança e o conhecimento, o professor precisa conhecer a dinâmica da aprendizagem e os níveis de desenvolvimento da criança, além de dominar os conteúdos, para que possa planejar atividades que desenvolvam a percepção, a atenção, a memória e a capacidade de planejar e estabelecer relações.

Além da formação acadêmica, nossos professores carregam em sua bagagem a prática pedagógica, pois aprende com a experiência do cotidiano educacional. Para garantir a eficácia dessa combinação de teoria e prática, o Arcângelo promove um plano de capacitação permanente. O programa envolve a análise da prática pedagógica, através de reuniões, seminários e outros encontros. Oferece também cursos de atualização periódicos, além de disponibilizar sua biblioteca com publicações especializadas em educação infantil.


A família

A família tem papel fundamental na educação e no desenvolvimento da criança e encontra na escola a ampliação de seu conhecimento. Para que a integração entre família e escola seja efetiva, são realizadas reuniões de turma e individuais e palestras sobre educação infantil direcionadas para os pais.


A avaliação

Para ter a noção exata do desenvolvimento de cada criança, contamos permanentemente com um sistema de avaliação especial – o “Relato de Vivência”. Observado e elaborado no dia-a-dia pelo professor, esse relato não mede a quantidade de comportamentos, mas a qualidade das experiências vividas pela criança, que levam à construção de novos conhecimentos.

 

Rua Nery Cardoso Bittencourt, 406
Santa Monica - Florianopolis
Santa Catarina - brasil
contato@arcangelo.com.br

  (48) 3233.4443

Receba novidades, eventos e cardápios da escola: